O que é um seguro de vida de colocação privada?

Para os investidores afluentes, o que interessa é o que eles conseguem levar, é não necessariamente o quanto ganham. Um investimento com um bom desempenho pode se tornar muito medíocre, se levarmos em conta os impostos a pagar.

Existem, no entanto, formas de abrandar a mordida do leão nos diversos tipos de investimentos. No caso dos hedge funds, por exemplo, uma maneira altamente eficaz de reduzir os impostos é usar o seguro de vida de colocação privada (geralmente referido pelas iniciais: PPLI). “Há mais de duas décadas que um dos segredos mais bem guardados do planejamento tributário tem sido o seguro de vida de colocação privada, já que ele possibilita a um investidor de hedge funds obter retornos livres de impostos”, explica Edward A. Renn, parceiro no Departamento de Clientes Privados da Withers Bergman, “Um grande atrativo do seguro de vida de colocação privada é que as opções de investimentos podem ser adaptadas às necessidades dos clientes top, e o custo do seguro por dólar de cobertura é muito reduzido”.

“O seguro de vida de colocação privada é uma apólice de seguro de vida universal variável que proporciona uma valorização do valor com base em uma conta de investimento separada e um benefício de seguro de vida”, explica Frank W. Seneco, presidente da Seneco & Associates Inc., uma empresa boutique de planejamento avançado. O seguro foi projetado para maximizar as economias e minimizar o benefício por morte. A conta de investimentos geralmente usa estratégias de hedge funds ineficientes em impostos”.

O que é também muito importante no seguro de vida de colocação privada é que ele pode ser especialmente útil como um componente para estratégias fiscais mais complicadas. “Se um cliente tem, por exemplo, um considerável ganho inesperado que resulte em um grande aumento de sua renda ordinária em um determinado ano, como, por exemplo, o reconhecimento de diferimentos no exterior para um gestor de hedge funds, ou um grande bônus para um executivo ou empresário, o seguro de vida de colocação privada, em conjunto com um fundo de anuidade de caridade, pode compensar os impostos, através do apoio a instituições de caridade, incluindo fundações privadas”, observa Renn. Além disso, de acordo com a Seneco, “Com um planejamento adequado, a valorização do valor e a cobertura do seguro também podem escapar do imposto sobre doações e propriedade. Ele também pode ser estruturado para fornecer uma proteção eficaz dos credores”.

Em suma, o seguro de vida de colocação privada é eficiente em impostos, ao mesmo tempo em que fornece ao proprietário acesso livre de impostos ao valor da apólice. “Por causa dos benefícios fiscais, os ultra ricos, incluindo os family offices, estão cada vez mais optando pelo seguro de vida de colocação privada”, explica Richard Flynn, diretor do Family Office Group em Rothstein Kass.

Russ Alan Prince – Revista Forbes 20 nov 2013